Nessa faixa etária, direciona-se para os exames conforme as queixas e histórico pessoal e familiar. Dessa forma, o médico pode solicitar exames complementares:
EXAMES BÁSICOS
1- Exame pélvico e das mamas
2- Exame Papanicolau
3- Ultrassom pélvico transvaginal e mamário (conforme queixas ou achados durante a consulta), já descritos anteriormente
EXAMES ADICIONAIS
Solicitados caso haja necessidade1- Ultrassom de tireoide - É indicado quando se percebe a presença de um nódulo no autoexame ou no exame clínico. Cerca de 95% dos casos são benignos, mas é importante realizar o ultrassom se houver suspeita porque o câncer de tireoide é mais comum em mulheres a partir dos 35 anos, sendo facilmente curáveis através da cirurgia, na sua grande maioria.
2- Colposcopia e vulvoscopia -Esses exames consistem em uma avaliação mais detalhada da vulva, vagina e colo do útero com o auxílio do colposcópio (instrumento que apresenta uma lente de aumento, facilitando a visualização de lesões suspeitas que não podem ser vistas a olho nú). A colposcopia com vulvoscopia é indicada quando há alguma alteração no exame Papanicolau ou quando o ginecologista observa lesões suspeitas de malignidade durante o exame pélvico, contribuindo para o diagnóstico de câncer nos órgãos reprodutivos femininos.
3- Ultrassom abdominal - Permite a avaliação de órgãos como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, bexiga, aorta e veia cava inferior quando se deseja investigar dores abdominais e outros sintomas relacionados a essa região, avaliar condições já existentes e pesquisar tumores ocultos.