Deve ser realizada para a confirmação da fertilidade caso a gravidez não ocorra no decorrer de 1 ano de atividade sexual sem contracepção nos casais em que a mulher tenha menos que 35 anos. Em mulheres acima dos 35 anos, esta investigação deverá ser antecipada após 6 meses de tentativas sem gravidez. Para a consulta especializada é fundamental levar todos os exames realizados recentemente, assim como os mais antigos que tenham sido solicitados para investigação das dificuldades para engravidar, como espermogramas, histerossalpingografia, dosagens hormonais entre outros, além de medicamentos utilizados no momento e em tratamentos anteriores.
Saiba mais em DIAGNÓSTICO DA INFERTILIDADE
A dificuldade de tomar a decisão para tratar a infertilidade não está somente ligada a não aceitação do problema. A presença de mitos e o desconhecimento do assunto são fatores marcantes, interferindo e atrasando a decisão para a procura de tratamentos. Diante disso, a Plena Fértile e Clínica Plena dispõem no seu Site esclarecimentos sobre saúde e fertilidade. Também na página da Plena Fértile, no Facebook e no canal do YouTube você poderá encontrar informações sobre causas de infertilidade, dúvidas frequentes, exames e tratamentos disponíveis que podem auxiliar mais casais a superar este desafio.
Entretanto, é na consulta individualizada que haverá o esclarecimento e orientação do casal. O diagnóstico de infertilidade não significa a impossibilidade de ter Filhos. Alguns casos se resolvem com orientações simples, e mesmo nos casos de maior complexidade, graças às técnicas de reprodução assistida a grande maioria dos casais que buscam tratamento especializado alcançam sucesso.